sexta-feira, 20 de abril de 2012

Palpites para a fase final da Libertadores

Finalmente a Libertadores começa de verdade! Os times considerados mais fracos e despreparados já estão fora e o Flamengo conseguiu a proeza de ser eliminado junto. Unión Española é um time que desconheço, mas imagino que tenha levado a competição mais a sério que o Flamengo, por isso, acredito que está mais preparado que o time da Gávea. Enfim, vamos aos confrontos:



Fluminense x Internacional
O Internacional decidirá todos os jogos fora de casa. O que, para ele Internacional, não significa NADA. Ano passado foi eliminado pelo Peñarol (desclassificado na primeira fase esse ano) dentro do Beira-Rio. Provavelmente, um dos melhores confrontos das oitavas de final e, por isso, não dá para cravar um vencedor. Se eu pudesse dar um palpite, apostaria no Fluminense porque considero que o time é melhor e, por mais que seja bem irregular, demonstra uma força absurda em momentos de dificuldade. Inter vence no Beira-Rio, Flu vence no Engenhão e leva nos pênaltis.

Corinthians x Emelec
Corinthians, Libertadores, piada pronta. No entanto, esse adversário merece uma atenção especial, principalmente pelo que fez para se classificar no grupo do Flamengo. Ok, o time do Joel foi MUITO mal nos seus jogos e praticamente SE eliminou da competição, mas no fio de esperança que teve, o Emelec venceu dois jogos de virada e conseguiu a classificação contra o Olímpia no Paraguai. Olímpia, querendo ou não, tricampeão das Américas. Corinthians decide no Pacaembu, não dá para saber até onde isso é bom. Uma derrota no Equador pode deixar o time naquela pressão já conhecida, mas o time desse ano PARECE mais preparado que os de outros anos. O que também não significa que será campeão. Corinthians empata lá e vence aqui.

Santos x Bolivar
Parece que o Muricy aprendeu como se joga competições de mata-mata e sabe exatamente aonde pode tirar o pé do acelerador. Tendo Neymar na equipe fica bem complicado imaginar que o Santos caia para um time tão abaixo da média quanto o Bolivar. Santos deve vencer lá e aqui. Sem surpresas.

Unión Española x Boca Juniors
Unión Española passou em um grupo apertadíssimo junto com Bolivar, Junior Barranquilla e Universidade Católica. Ou seja, pegou uma chave bem complicada para si, mas que qualquer brasileiro teria passado com o pé nas costas. Boca Juniors teve certas dificuldades no meio da competição, mas é copeiro demais. Boca vence em La Bombonera e empata no Chile.

Deportivo Quito x Universidad Chile
Universidad Chile perdeu alguns jogadores importantes como o Vargas, mas segue sendo um time muito bem montado, com um futebol para frente e deve ser tornar uma pesadelo para muitos times do "eixo" sulamericano. Decide em casa, mas deve liquidar a fatura já no Equador. Vence lá e no Chile.

Libertad x Cruz Azul
O último jogo que lembro do Libertad me traz lembranças de um time fraquinho, fraquinho que conseguiu eliminar um igualmente fraco São Paulo da Sulamericana. Creio que melhoraram o time, já que conseguiram passar com 13 pontos e sobrando, junto com o Vasco, em seu grupo. Cruz Azul mostrou ser um time muito aquém do que era a tempos atrás. O próprio Corinthians teve a chance de fazer 2, 3 a 0 no México. Libertad deve passar com um empate no México e uma vitória em Assunção.

Vélez Sarsfield x Nacional de Medellin
O Vélez continua sendo uma das camisas mais pesadas da América do Sul. A eliminação para o Peñarol no ano passado foi uma das coisas mais absurdas que vi na Libertadores, já que o Vélez jogou muito melhor, mas pareceu dar uma leve "pipocada" no segundo jogo. Time é rápido e bem organizado, mas deve ter trabalho com o franco atirador Nacional. Conhecemos times colombianos de sucesso, são sempre assim, se atiram ao ataque e se defendem como podem. Vélez passa com dois empates e mais gols feitos fora de casa.

Lanús x Vasco
O Lanús fez o que o corintiano viu como o melhor time do mundo contra o Olímpia, tricampeão das Américas. Bobo não é. Longe disso, é argentino. O Vasco enfrentará uma catimba que até Boca, River, San Lorenzo, Independiente passam quando jogam com o Lanús. Portanto, vencer em São Januário (ou Engenhão, nunca se sabe) é algo VITAL para se classificar. No entanto, só como palpite, acho que o Vasco deve empatar o jogo aqui e lá deve perder num jogaço de bola. Será o segundo brasileiro a dar adeus à Libertadores.

Se tudo isso realmente acontecer, além de eu ser considerado um visionário e contratado pela Fox Sports para narrar os jogos por acertar os classificados, as quartas de final ficariam assim:

Fluminense x Boca Juniors - Reeditando a semifinal de 2008, Flu decide em casa.
Universidad Chile x Libertad - Chilenos decidem em casa.
Corinthians x Lanús - Aqui pode começar o problema do Corinthians, mas o fato de decidir em casa pode dar mais tranquilidade.
Santos x Vélez Sarsfield - Na minha opinião, a final que seria mais adequada para o ano passado. Embora eu ache que o Santos venceria de qualquer forma. Só acho que teria mais trabalho.

Um comentário:

felipe disse...

Perfeitos os comentários!

De fato, Santos x Vélez seria bem melhor. Saí da Libertadores do ano passado achando que o Penãrol não tinha padrão e qualidade de jogo alguma, """"só""" tradição, camisa e jogadores muito aguerridos.

E só reforçando: Universidad de Chile é um baita time. Mesmo sem Vargas, que parece não fazer tanta falta assim. É um time coletivista, da escola Bielsa/Guardiola de troca de passes e rapidez e inteligência. Vai chegar longe, merecidamente.

Mas terão de lutar contra o peso da camisa, já que é um time chileno que jamais chegou perto de ser campeão, ao contrário de seus conterrâneos Colo Colo (campeão em 91), Cobreloa (finalista contra o Flamengo do Zico em 81), Universidad Católia (finalista contra o SPFC em 93) e Unión Española (finalista em algum ano do arco da velha aí).

Por isso, La U é quase um Corinthians chileno, porque também tem uma das torcidas mais populares de lá.

Já a sua aposta no Lanús é ousada, mas nem por isso absurda. O trio ofensivo com Camoranesi (AQUELE), Regueiro (AQUELE) e Pavone (AQUELE) é muito, muito bom!

Abraço,
Castro

Compartilha com os bródi ae