terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Meu time só perdeu porque...

Foto que você usa na segunda-feira para dizer que seu time só não ganha do Corinthians por causa do Ricardo Teixeira


Há mais ou menos 5 anos, me deparei com o seguinte lance: um jogador do Audax Italiano-CHI disputa a bola com um zagueiro do São Paulo e, no bate-rebate, usa a mão para amortecer a bola antes que ela saisse pela linha de fundo (o que culminaria em um tiro de meta para o time brasileiro). O detalhe é que essa bola, mesmo assim, saiu e na sequência o time chileno empatou o jogo em 2 a 2, resultado que poderia ter complicado a classificação do São Paulo naquela Libertadores. Depois daquele dia, fiquei muito puto com arbitragem, xinguei o juiz de todos os nomes possíveis e acreditei que o São Paulo estaria sendo vítima de uma perseguição. Coisa que todo torcedor faria numa Libertadores, ainda mais com o time precisando de uma vitória para se classificar.

No entanto, depois parei para pensar e vi que, caso o São Paulo estivesse classificado e estivesse apenas se despedindo da fase de grupos no Morumbi, metade dos torcedores que ali estavam, não estariam e, provavelmente, eu nem reclamaria desse lance. Aí vem outra discussão interessante que é: se é uma PERSEGUIÇÃO ao meu time, o correto seria que TODOS OS JOGOS meu time perdesse, não? Se aquele cara que apita a partida chega ao gramado decidido a dar a vitória para o time A ou B, por que eu ainda estou assistindo futebol? Ou seja, eu estaria comprando um produto no qual eu não acredito.

Existem exceções como Edílson Pereira de Carvalho e alguns outros aí que, sinceramente, não lembro o nome. Porém, acho MUITO difícil que somente a arbitragem poderia ser responsável pelo resultado de um campeonato inteiro. Vejamos 2005: um pênalti escandaloso não foi dado para o Internacional contra o Corinthians no Pacaembu. Desde esse lance se diz por aí que o Corinthians comprou o campeonato. Ora, o Internacional perdeu o título ao perder em casa para o Coritiba. No entanto, ao que se vê no fervor de uma discussão de bar ou de Facebook ou qualquer outro meio de comunicação (sim, considero o bar um meio de comunicação até mais dinâmico que muitos outros) é que somente aquele pênalti impediu que o Internacional fosse campeão.

Agora vemos que o próprio Corinthians reclama de uma sequência de pênaltis anulados em um jogo do Goiás. Caso o Goiás não convertesse aquelas cobranças, em 2007, o Corinthians se safaria de um rebaixamento. No entanto, o juiz mandou o pênalti voltar duas vezes e, na terceira cobrança, o gol saiu e o Corinthians, que empatava com o Grêmio no Olímpico estava rebaixado para a série B. Muitos corintianos ainda falam desse jogo, mas eu vejo poucos citando a incrível derrota para o Vasco dentro do Pacaembu. Seriam 3 pontos que fariam do empate com o Grêmio uma vitória histórica do time do Parque São Jorge.

O que quero dizer é que você pode até chegar em um bar, numa página de Facebook ou qualquer outro lugar em que seja permitido expressar sua opinião, e dizer que seu time foi "roubado", que "a CBF não vai deixar meu time ser campeão" ou que "a imprensa persegue o meu time", mas se o fizer, deve comentar as vezes em que seu time foi beneficiado por algum erro. Sim, erro. Falar que o time foi "prejudicado" por alguém insinua a uma atitude dolosa. A partir daí, se eu acredito numa intenção de pessoas que agem de caso pensado, não posso mais assistir futebol. Não vou comprar um produto que eu sei que não funciona, seria burrice. Clássicos e finais de campeonato são os melhores momentos para comentar essas coisas. É fulano que vê um lateral que foi invertido no ataque e que resultou, 5 minutos depois, no gol adversário. É outro que enxerga uma falta no meio do campo que não foi marcada e, logo em seguida, foi marcado um pênalti contra sua equipe. É sempre uma forma de criar um bode expiatório.

Para o São Paulo, em caso de derrota, seria fácil culpar a CBF/FPF e dizer que o juiz poderia ter agido de má intenção por causa do problema com o Lucas. Para o Palmeiras, dizer que é perseguido pela imprensa e que não dão destaque para os erros de arbitragem cometidos em jogos do time. E cada time vai procurar o seu motivo para livrar a cara dos jogadores que perdem gols ou falham em lances capitais, livrar o técnico que se retranca pensando ter vencido a partida ou daquele dirigente que gasta o ano inteiro atacando imprensa, outros clubes e federações e esquece de montar um elenco competitivo. Por isso, qualquer reclamação desse tipo, em relação a favorecimentos ou prejuízos de caso pensado, eu acho infundada e que não vai alterar o resultado nem o sentimento de derrota após uma partida. Foi esse tipo de pensamento que eu tive, naquele empate contra o Audax, depois do gol irregular que foi validado. No entanto, hoje peguei para ver novamente os lances e o São Paulo merecia tomar uns 2 ou 3 gols pelo menos uns 20 minutos antes do tal "gol roubado".

Nenhum comentário:

Compartilha com os bródi ae